Tratamento Psicológico Adolescentes

Quando buscar Tratamento Psicológico para Adolescentes?

Para os pais não é uma tarefa nada fácil lidar com essa fase tão peculiar da vida. A mudanças hormonais e de comportamento são quase inevitáveis e às vezes é complicado administrar tudo ao mesmo tempo.

A adolescência trará muitas mudanças, o que não quer dizer por si só que seja necessário um tratamento, por outro lado, manter um acompanhamento psicológico pode ajudar o jovem a se fortalecer para as experiências desta fase, bem como se preparar para a fase adulta.

Os pais devem procurar acompanhamento diante de:

  • O adolescente lhe pedir
  • Perceber mudanças importantes no comportamento
  • Perceber que o jovem apresenta algum problema, mas não divide com a família
  • Notar Isolamento Social
  • Comportamentos Impulsivos
  • Comportamentos Agressivos
  • Abuso de Substâncias
  • Comportamento Opositor
  • Mau rendimento escolar repentino
  • Dificuldade nos Relacionamento Interpessoais
  • Perda ou Ganho de Peso Repentino
  • Bullying

As razões para buscar o acompanhamento não se resumem aqui, cada caso deve ser analisado individualmente e os pais, que tem maior contato com o jovem, tem mais evidências de que algo pode estar saindo do controle, além do considerado aceitável para a fase. Para isso, é importante que os pais estejam atentos aos filhos, observando sempre, para que possam buscar ajuda especializada no momento correto e evitando transtornos posteriores.

Como funciona o Atendimento Para Adolescentes?

Será agendada uma primeira sessão para entender as necessidades do paciente e definir os objetivos a serem alcançados com a terapia. Se houver necessidade os pais ou responsáveis serão chamados para uma sessão de esclarecimento ou orientação, sempre com ciência do paciente.
Após este alinhamento de expectativas inicial, serão feitas sessões semanais de 50 minutos.

As sessões tem o propósito de promover a revisão de paradigmas, mudança de comportamentos ou de sentimentos negativos, de acordo com o caso. Sempre serão discutidos os aspectos que trouxeram o paciente ao consultório, levando técnicas e ferramentas que o ajudem a desenvolver um repertório comportamental mais assertivo, de acordo com a queixa.

Porque é importante fazer Terapia?

A Adolescência é uma fase tão importante quanto difícil, os jovens são invadidos por sentimentos confusos que nem sempre são fáceis de administrar.

A necessidade de aceitação geralmente é muito grande e justamente neste período geralmente a auto estima costuma estar fragilizada o que pode bagunçar muito a cabeça dos adolescentes, além de tantas outras demandas.

Sabemos que a fase adulta é diretamente influenciada pela estabilidade emocional, de forma que sair da juventude sem ter adquirido estrutura emocional para lidar consigo mesmo e com as adversidades pode ser extremamente prejudicial.
O Acompanhamento Psicológico para Adolescentes irá ajudar o jovem a se organizar em meio a todas estas mudanças que acontecem, entender seus sentimentos, se controlar melhor e cuidar de todos os conflitos que  surgem, sejam eles relacionados aos outros, ou a si mesmo.

Psicóloga Porto Alegre e Psicóloga Alvorada

Horário de Atendimento
Segunda-Sexta: 08:00 - 19:00
Sábado: 08:00 - 15:00
Você pode agendar sua consulta com psicólogo através
do e-mail ou através dos telefone:
Telefone:(51) 99852-9087
Wats: (51) 99852-9087
michelesilvapsicologa@gmail.com