Formas de ajudar seus filhos a desenvolver auto-estima e confiança

0
4

Auto-estima e confiança são características importantes em indivíduos que afetam seu sucesso. Enquanto estes são um processo ao longo da vida, a base dos filhos ser estabelecida na primeira infância.

A auto-estima do edifício permitirá que a criança lide com situações difíceis que irá encontrar durante a sua vida. Uma vez que os pais têm a maior influência na crença de uma criança, é importante que eles deixem que seus filhos saibam onde eles pertencem, quão bem eles estão se saindo e contribuem para o desenvolvimento de confiança e auto-estima.

Leia também:
Como conseguir uma boa noite de sono?
Eu realmente preciso de terapia? Normalmente, eu posso lidar com meus problemas.
Tratamento para depressão

Dicas para incentivar a auto-estima de seus filhos

Aqui estão algumas dicas práticas que ajudarão você a incentivar a auto-estima e a confiança em seu filho sem se esforçar:

    • Passo para trás – Enquanto você pode estar preocupado com seu filho falhando ou não fazendo o bem em uma tarefa, é melhor dar um passo atrás e não ajudá-los em cada etapa.
    • Você precisa ser capaz de ajudar seu filho – se tornar competente e não ser confiável em relação aos outros. Permita que seu filho corra riscos saudáveis ​​e resolva os problemas por conta própria. Uma vez que eles sejam capazes de realizá-los, reconheça seu sucesso e eleve sua auto-estima.
    • Louvor, não mais elogios – Louvar é um problema e há uma linha muito tênue entre elogiar e elogiar demais. Embora os complementos de vez em quando sejam importantes para o desenvolvimento da auto-estima, o exagero só diminuirá o nível e eles não mais se esforçarão para obter melhores resultados. Portanto, limite os elogios a grandes realizações e onde eles são considerados importantes.
    • Atribuir pequenas tarefas ao redor da casa – Permitir que seus filhos ajudem em casa e incentiva-los aumentando sua auto-estima, dando-lhes pequenas tarefas. Isso irá encorajá-los a mostrar suas habilidades e também fazê-los perceber que estão fazendo uma contribuição e se sentirão apreciados por outros membros da família.
    • Permitir que eles busquem novos interesses – Incentive seus filhos a assumirem novos interesses e a buscá-los. Estabeleça objetivos alcançáveis ​​em seus interesses particulares para que, quando os alcançarem, lhes proporcione uma sensação de realização que aumentará sua autoestima.

Você precisa usar sua influência da maneira correta nos primeiros anos de vida de seus filhos, para que eles se tornem adultos responsáveis, competentes e confiantes.

Psicóloga Porto Alegre e Psicóloga Alvorada

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here