Dificuldades no casamento? Dicas para resolver as diferenças

0
16

Dificuldades no casamento – Os relacionamentos amorosos oferecem uma série de benefícios para o bem-estar, a satisfação pessoal e a evolução emocional do casal, mas nenhum deles está isento de desafios. Dificuldades no casamento podem gerar pressão sobre um relacionamento, o que requer que ambos saibam lidar com os problemas que aparecem na vida.

Todo relacionamento tem seus altos e baixos, e os casais mais duradouros são aqueles que aprendem como administrar problemas sem afetar a vida amorosa. Ao reconhecer antecipadamente quais podem ser esses problemas é possível ter uma chance maior de superá-los com uma terapia de casal Porto Alegre.

Lidar com os problemas e aprender a resolver questões complexas faz parte de qualquer relacionamento. Se for possível olhar para trás e relembrar os bons momentos, o casamento será salvo, independente do desafio que o casal enfrente.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer as fontes mais comuns de estresse e problemas conjugais, bem como resolvê-los. Confira!

Finanças
O dinheiro é um dos principais problemas em um casamento. Ao dividir uma casa, os diferentes padrões de vida e de consumo entram em conflito, principalmente se um tem um perfil poupador e o outro gastador.

Para resolver essa questão é preciso que ambos respirarem fundo e tenham uma conversa séria sobre finanças. É preciso falar com honestidade sobre a situação financeira de cada um e criar um estilo de vida que seja compatível com o orçamento do casal.

Não esqueça de reservar uma parte do orçamento para que cada pessoa tenho independência para gastar com coisas a seu critério. Além disso, não esconda renda, dívidas ou não culpe o parceiro por não conseguir bancar um estilo de vida mais elevado.

Tarefas domésticas
Hoje em dia, os casais modernos trabalham fora de casa, muitas vezes em mais de um emprego. Por isso, é fundamental dividir o trabalho de casa para que uma parte não se sinta sobrecarregada e gere qualquer ressentimento.

Ao definir todas as tarefas que precisam ser feitas, chegue a um acordo levando em consideração as preferências de cada um, desde que pareça justo para ambos. Caso os dois odeiem o trabalho doméstico, pense na possibilidade de contratar uma diarista.

Conflitos
Os desentendimentos estão presentes em todos os relacionamentos. No entanto, se o conflito continua a acontecer, dia após dia, sempre motivado pelas mesmas razões, é hora de repensar esse hábito tóxico.

É preciso aprender a conversar e argumentar de uma maneira civilizada e útil, sem que uma das partes se sinta vítima ou culpada. A conversa sempre deve ser direcionada para a resolução do conflito e não apenas definir o culpado.

A regra é básica: pedir desculpas quando você estiver errado. É muito fácil tentar encontrar desculpas para nossos erros, muitas vezes culpando o parceiro. Ao reconhecer o erro e demonstrar disposição para que não aconteça novamente, você dá o primeiro passo para uma relação mais saudável.

Falta de confiança
Quando existe o apego emocional, é comum existir ciúmes dentro de uma relação. A confiança é uma parte fundamental de um relacionamento e certas atitudes, mesmo que inocentes, podem abalar a segurança que você tem em seu parceiro.

Para desenvolver essa confiança e reduzir o nível de ciúmes, é importante adotar simples hábitos como não mentir, ser pontual ou ligar para dizer quando vai chegar tarde em casa.

Além disso, é preciso ser sensível ao sentimento do outro. É claro, você não precisa concordar com tudo que seu parceiro diz, mas é preciso praticar diariamente a empatia para entender o sentimento dele.

Dessa forma, quando ambos estão dispostos a trabalhar para manter um bom casamento, vocês terão mais chances de superar qualquer desafio. Não pense que desistir desse relacionamento para entrar em outro, você estará imune aos problemas.

Se você não aprender agora como lidar com os problemas, a mesma falta de habilidade estará lá e ainda causará dificuldades no casamento, não importando a pessoa com que você divide a sua vida.

E você, está enfrentando dificuldades no casamento e não está conseguindo resolvê-los? Precisa de uma ajuda profissional? Entre em contato comigo Psicóloga Porto Alegre Michele Silva!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here