Cansaço mental : como cuidar

Cansaço mental – Com rotinas estressantes, corridas, cheias de compromissos e pressões, nossas mentes estão ficando esgotadas. Afinal, é comum nos lembrarmos de descansar os nossos corpos, mas quase sempre esquecemos que a nossa cabeça também precisa de descanso. Por conta desse cansaço, estão cada vez mais frequentes os problemas de Ansiedade, Burnout, Pânico e Depressão, doenças que precisam do tratamento de um psicólogo.

A ansiedade, o pânico e a depressão já são mais conhecidos. Agora, não tão falado, mas muito recorrente, é a Síndrome de Burnout. Essa doença psicológica, como o próprio nome em inglês já diz, é caracterizada por uma “queima”, um esgotamento, Cansaço mental total, causado por estresse, cobranças e trabalho demasiado. É comum que o Burnout atinja os profissionais da área de educação, bombeiros, policiais, advogados e jornalistas, profissões muito estressantes.

Para evitar tanto o Burnout como as outras doenças psicológicas citadas, precisamos, agora mesmo, dar um descanso para as nossas mentes. Você já parou para pensar quantas horas da sua semana você dedica para a saúde do seu cérebro? Se você não souber responder essa pergunta, confira algumas mudanças de hábitos que podem fazer toda a diferença para evitar o Cansaço mental .

5 maneiras de descansar a mente e diminuir o Cansaço mental

1 – PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA

Quando praticamos um esporte, nosso cérebro produz hormônios que causam bem-estar e relaxamento. Além disso, durante esses momentos, conseguimos nos desligar do mundo exterior, das preocupações e dedicar esse tempo para nós mesmos.

2 – DESCONECTAR

Com os avanços da tecnologia, nos tornamos escravos dos nossos smartphones, tablets e notebooks. Com isso, além de estar sempre pronto e conectado ao trabalho, o nosso cérebro acaba sendo muito estimulado – até mesmo em atividades de lazer que envolvam esses gadgets. Estipule um horário no seu dia para desligar todos esses aparelhos e desconectar-se do mundo virtual.

3 – MEDITAÇÃO

A prática da meditação é milenar e muito proveitosa para o descanso da mente. Para aprender a meditar, é interessante começar com a prática do Yoga e depois ir avançando na técnica com a ajuda de um professor.

4 – TERAPIA

Para descansar a mente, é preciso se liberar das preocupações. Uma ótima maneira de fazer isso é fazer terapia com o Psicologo Porto Alegre. Nessa conversa, é possível desabafar, falar sobre seus sentimentos e receber a ajuda necessária para lidar melhor com as situações.

5 – LAZER

É muito importante que você tenha um momento específico dedicado para o lazer. Isso pode envolver a atividade que você quiser: um passeio, leitura, cinema… O importante é ter o compromisso de dedicar esse tempo a sua saúde mental e relaxar da maneira que você mais gosta.

E você, está enfrentando dificuldade para motivar alguém que está precisando de ajuda emocional a procurar uma psicóloga? Compartilhe sua mensagem nos comentários ou entre em contato comigo (51) 998529087!

Deixe um comentário